Revista Pan-Amazônica de Saúde


ISSN 2176-6215

e-ISSN 2176-6223

pt - en - es

Número atual:

Volume 14 - 2023

Siga-nos:  

Facebook   Instagram

Políticas

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


Política Editorial

A Revista Pan-Amazônica de Saúde é um periódico aberto a contribuições nacionais e internacionais, que aceita artigos em português, inglês e espanhol. Quando nos idiomas inglês e espanhol, para não causar atrasos na publicação, sugerimos que sejam revisados por alguém que tenha tais idiomas como primeira língua e que, preferencialmente, seja um cientista da área. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores, entretanto, a revista reserva o direito de efetuar adaptações gramaticais e outras semelhantes.

Os manuscritos devem ser preparados seguindo rigorosamente as orientações descritas nas Instruções para publicação / Diretrizes para autores.

A submissão de um manuscrito requer que este não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo) e que não esteja sendo considerado para publicação por outra revista. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Os manuscritos serão analisados por pelo menos dois pareceristas; a aprovação dos trabalhos será baseada no conteúdo científico e na apresentação.

Pesquisas envolvendo animais, seres humanos e/ou meio ambiente devem ter aprovação de um Comitê de Ética em pesquisa. Para tanto, os originais devem ser acompanhados de um certificado de aprovação do Comitê de Ética da instituição em que a pesquisa foi realizada.

As opiniões e conceitos emitidos pelos autores são de exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial da Revista.


Política de Avaliação

Todo o conteúdo submetido à Revista Pan-Amazônica de Saúde passa por um processo de revisão por especialistas (peer review). Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado aos editores, que fazem uma revisão inicial quanto aos padrões mínimos de exigência da Revista e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais.

A seguir, remetem o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente, selecionados de um cadastro de revisores. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e a identidade tanto dos autores quanto dos revisores permanece anônima para ambos.

Após receber os pareceres, o Conselho Editorial os avalia e decide pela aceitação, recusa ou devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, um determinado artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos e, a qualquer momento, pode ter sua recusa determinada, mas cada versão é sempre analisada pelo Conselho Editorial, que detém o poder da decisão final.

Ao final, serão enviadas provas tipográficas aos autores para a correção de erros de impressão. As provas devem retornar para ao núcleo editorial na data estipulada. Nesta fase não serão aceitas modificações no conteúdo do artigo.

< voltar

Revista Pan-Amazônica de Saúde
Instituto Evandro Chagas
Rodovia BR-316 km 7 s/n - Levilândia - 67030-000 - Ananindeua / Pará / Brasil
Tel.: + 55 91 3214-2185 | revista@iec.gov.br

Instituto Evandro Chagas

Licença Creative Commons