Revista Pan-Amazônica de Saúde


ISSN 2176-6215

e-ISSN 2176-6223

pt - en - es

Número atual:

Volume 14 - 2023

Siga-nos:  

Facebook   Instagram

Guia do Revisor

 

O processo de Avaliação é dividido em seis passos:

Passo 1

O Avaliador deve primeiramente informar o Editor se está disponível para avaliar a submissão. A decisão deve ser tomada depois de verificar se possui o conhecimento necessário para avaliar o conteúdo disponível, clicando no nome do arquivo no Passo 3 (visualizar o resumo da submissão).

Caso o Avaliador não estiver apto a realizar a Avaliação. O Avaliador que não estiver em condições de avaliar uma submissão deve clicar em "Indisponível para Avaliação", para notificar via e-mail que o Avaliador informe o Editor de Seção o motivo de sua indisponibilidade (tempo, conflito de interesses, etc.).

Caso o Avaliador esteja Disponível para Avaliação. O Avaliador disponível para avaliar uma submissão clica em "Disponível para Avaliação", notificando via e-mail o Editor de Seção de que assumiu a responsabilidade, e o sistema informará ao Editor de Seção e Autor, nas suas páginas de usuário, que o processo está em curso.

Passo 2

As diretrizes para avaliação foram preparadas pela Equipe Editorial da revista para garantir a publicidade do processo de avaliação, documentando-a tanto quanto possível para avaliadores e autores.

Passo 3

O arquivo da submissão enviado pelo Autor, estará disponível ao Avaliador para baixar do site do Sistema de Submissão e Acompanhamento On-line da revista para seu computador, clicando no nome do arquivo. O arquivo deverá ser salvo no computador, em uma pasta específica para fácil acesso posterior, e aberto, usando processadores de texto comuns como Word ou OpenOffice. Ele pode ser impresso ou lido na tela. Os Documentos Suplementares podem ser documentos úteis para o processo de avaliação, que o próprio Autor ou o Editor enviou para o sistema, como conjuntos de dados, instrumentos de pesquisa, textos fonte, formulário de avaliação, e outros.

Passo 4

O Avaliador prepara uma Avaliação da submissão, seguindo as Diretrizes para Avaliação da revista, em um processador de texto e depois copiando o texto produzido para a caixa de texto da Avaliação, ou criando o texto diretamente na caixa de texto da Avaliação, que é obtida clicando no ícone da Avaliação. O Avaliador pode inserir o texto todo de uma vez, ou em partes, salvando-o a cada vez. Desta forma, o Avaliador pode indicar na caixa de texto da Avaliação quais partes podem ou não ser compartilhadas com o Autor. Seguindo as restrições dos Avaliadores, se existir alguma, o Editor tem a opção de compartilhar as partes da Avaliação com o Autor.

Passo 5

O Avaliador tem a opção de enviar arquivos e disponibilizá-los para o Editor e/ou Autor, para complementar a Avaliação. Estes arquivos podem ser uma versão com notas da submissão ou algum dado relevante ou outro material que ajude o Editor e/ou Autor. Fica a critério do Editor se estes arquivos estarão disponíveis ao Autor, mas os Avaliadores podem certamente comentar sobre isso em suas Avaliações (Passo 4).

Passo 6

O Avaliador deve escolher uma Recomendação para a submissão dentre as seguintes opções: Aceitar, Aceitar com revisões, Submeter novamente para Avaliação, Submeter a outra Revista, Rejeitar, Ver Comentários. Quando o Avaliador clica em "Submeter Avaliação ao Editor", ele é direcionado para um e-mail preparado ao Editor de Seção, para que o Editor veja a Recomendação, Avaliação e qualquer arquivo enviado. O e-mail pode ser editado pelo Avaliador antes do envio.

Dúvidas? Entre em contato.

 

< voltar

Revista Pan-Amazônica de Saúde
Instituto Evandro Chagas
Rodovia BR-316 km 7 s/n - Levilândia - 67030-000 - Ananindeua / Pará / Brasil
Tel.: + 55 91 3214-2185 | revista@iec.gov.br

Instituto Evandro Chagas

Licença Creative Commons