Idosos com câncer no período pré-operatório: dados de qualidade de vida, ansiedade e depressão

Palavras-chave: Idosos, Câncer, Qualidade de Vida, Depressão, Ansiedade

Resumo

RESUMO

OBJETIVO:

Avaliar dados da qualidade de vida (QV), a ansiedade e a depressão em idosos com câncer no período pré-operatório em um hospital de referência em oncologia de Belém, estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Trata-se de um estudo transversal, com 82 idosos com câncer que estavam internados em pré-operatório no Hospital Ophir Loyola, no período de abril a setembro de 2019. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: questionário de qualidade de vida SF-36, Inventário Beck de Ansiedade e Inventário Beck de Depressão.

RESULTADOS:

Nos resultados para a avaliação da QV, considerando-se os scores correspondentes aos oito domínios do questionário SF-36, os aspectos sociais obtiveram a maior média. A totalidade dos participantes apresentou ansiedade moderada (79,3%) ou severa (20,7%). No entanto, a maioria (82,9%) não apresentou qualquer grau de depressão.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que os scores de QV, ansiedade e depressão mostraram que é imprescindível uma atenção especial às subjetividades de idosos, considerando suas fragilidades de saúde.

Publicado
2020-03-10
Seção
Artigo Original