Lesões jejunais em saguis cativos afetadas pela doença do emagrecimento progressivo crônico

Palavras-chave: Callithrix, Mucosa Intestinal, Doenças Intestinais, Síndrome da Má Absorção

Resumo

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A síndrome do emagrecimento progressivo afeta a família Callitrichidae criada em cativeiro, caracterizada por emagrecimento progressivo e enfraquecimento muscular, tendo sido uma das principais causas de morte em primatas desse gênero.

OBJETIVO:

Avaliar a existência de alterações histopatológicas e ultraestruturais do jejuno dos primatas que apresentavam história clínica da síndrome do emagrecimento progressivo em relação aos animais saudáveis.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Foram realizadas biópsias jejunais em sete saguis: cinco deles, dois Callithrix jacchus e três Callithrix penicillata, afetados por sinais clínicos de perda progressiva de peso e fraqueza muscular; e dois animais saudáveis, um de cada espécie citada, usados como animais controle.

RESULTADOS:

Animais com histórico clínico de perda progressiva de peso apresentaram atrofia das vilosidades do jejuno com superfície achatada; além disso, as células caliciformes eram escassas e pouco funcionais comparadas às dos animais controle. CONCLUSÃO: Essas mudanças podem causar má absorção de nutrientes e promover a perda progressiva de peso de calitriquídeos.

Publicado
2021-07-07
Seção
Artigo Original